Notícias ao minuto - 26/6/2013

O Ministério da Economia anunciou, esta quarta-feira, que as pequenas e médias empresas (PME) exportadoras vão contar com um apoio ‘extra’ de 500 milhões de euros, destinado ao financiamento de encomendas com origem no mercado externo, avança o Jornal de Negócios.

 Uma nova linha de crédito, no valor de 500 milhões de euros, vai ser lançada pelo Ministério da Economia com o objectivo de ajudar as PME’s exportadoras. Conta o Jornal de Negócios que, cada empresa poderá ser financiada com o máximo de dois milhões de euros.

Em comunicado, o Ministério de Álvaro Santos Pereira esclarece que “pretende ajudar as empresas, especialmente as PME, a ultrapassar as tradicionais dificuldades de acesso ao crédito”.

Este novo apoio vai ser indexado à Euribor a três meses, com um spread que pode variar entre os 3,51% e os 4,65%, acrescenta o jornal, sublinhando que, do valor total, 400 milhões de euros destinam-se a financiar encomendas garantidas de bens e serviços e o restante para financiar a exportação de bens com longos ciclos de fabrico e facturação.

O prazo desta linha de crédito é de um ano, mas pode ser alargado. Refere ainda o Jornal de Negócios que a implementação do instrumento de financiamento vai ser feita através da banca e o apoio público vai ser materializado através da garantia mútua, correspondente a 60% do capital em dívida.

Notícias Ao Minuto