PME I Fundos REVITALIZAR

Fundos Regionais com uma dotação de 220 Milhões Euros .

São instrumentos de capital de risco destinados a todas as empresas, sobretudo PME, com boa situação financeira.

O Objetivo é promover a capitalização com planos de expansão, em particular internacionalização e de promoção das exportações.

 

 Quem se pode candidatar aos fundos do Revitalizar?

Todas as empresas embora este instrumento de capital de risco seja sobretudo orientado para PME.

 

Para que servem os fundos?

Promover a capitalização de empresas com planos e projectos de expansão e crescimento, cuja situação financeira se apresente equilibrada e sustentável, mas com necessidades de reforço de capital. Servem ainda para reforçar o fundo de maneio das empresas, num contexto de revitalização ou reorientação estratégica e ainda para ajudar ao desenvolvimento de novos mercados e produtos/serviços, mas também para ajudar a optimizar modelos de gestão.

 

Há sectores privilegiados?

Sim. Os sectores preferenciais a serem apoiados são a indústria, energia, comércio, transportes e logística, turismo, serviços e construção civil.

 

Qual a dotação destes fundos?

A dotação global é de 220 milhões de euros. Este montante é assegurado em 50% pelos fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e 50% por sete instituições bancárias (CGD, BPI, BES, BCP, Banif, Montepio Geral e a Caixa de Crédito Agrícola).

 

Há requisitos na aplicação do capital dos fundos?

70% da liquidez de cada fundo deve ser aplicada no capital social das empresas e os fundos não poderão nunca ser aplicados na aquisição de créditos. As empresas até podem estar numa situação de dificuldade financeira, mas só será possível serem financiadas por um fundo, após um processo de reestruturação que envolva um Programa Especial de Revitalização (PER) ou Sistema de Recuperação de Empresas por Via Extrajudicial (SIREVE) que permita à empresa sair da situação em que se encontra. Ou seja, se tiver dívidas ao Fisco ou à Segurança Social, essas dívidas têm obrigatoriamente de estar num processo de regularização.

 

Como é feito o investimento?

 

 

Os fundos terão um período de investimento de seis anos, contados a partir da data de realização da primeira tranche de capital a que se segue um período de desinvestimento por outros seis anos, acrescido, eventualmente, de um período adicional de dois anos. A realização do capital tem como data limite 30 de Junho de 2015, salvo se outra data posterior for autorizada pela autoridade de gestão dos fundos do QREN.

logo web5

 

 

R. Santa Catarina, 1523 - sala 19
4000-458 PORTO
tel. (351) 224 061 376

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 dconsult007